domingo, 5 de dezembro de 2010

Entrevista de Mãe Carmen de Oxalá, Convidando para o III Xirê de Oxum

Adão Leite e Mãe Carmen de Oxalá - Fotos  Conexão Afro

Na manhã de domingo dia 5 de dezembro de 2010,   Mãe Carmen de Oxalá concedeu entrevista ao  repórter Adão Leite da Rádio Fraternidade. A Rádio vem apoiando a iniciativa da Assobecaty, associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, para divulgar a IIII Carreata  e  III Xirê da Mãe Oxum da Praia da Alegria. A primeira é o evento de deslocamento do imagem sagrada de Oxum, que sai do terreiro  de Mãe Carmen, o  segundo    ato politico, social e religioso. Ela afirma que é o lado , politico que vem impedindo  a solucionar oa impasse á mais de très anos. O  social pelo envolvimento de  todos os segumentos sociais guaibense, todos tem um posicionamento sobre o assunto polêmic. O  ato liturgico,onde será  invocado os orixás , inkices,caboclos, através de "orações"  os  cânticos e  danças, ao som de atabaques,  porém diferenciados , por serem, entoados por  nações diferentes, mas para o mesmo Orixá Oxum.
 



Ainda, a religiosa fez um resgate do processo histórico, do " Sitio Patrimônio Imaterial"  que é composto  pela Pedra de Xangô e a Gruta de Mãe Oxum , ambos no Balneário Alegria,. Que inicialmente  era somente assunto de interresse da comunidade afro ,  hoje é de interesse nacional. SEPPIR, Fundação Cultural Palmares, Programa Nacional Cantando as Diferenças, ULBRA, Prefeitura Municipal de Guaíba, Cãmara de Municipal de Vereadores ,   Ministério Público Estadual , Ministério Público Municpal, Assembléia Legislativa do Estado.

 

Durante a  entrevista ela abordou, o  protagonismo do movimento religios que demostra amadurecer através da e xperiência da 12 Semana Municipal da Umbanda e das Religiõezs de Matriz Africana, ao qual ela é idealizadora e  sua entidade é executora e hoje apárece os frutos como forma de amadurescimento dos Religiosos . A  mobilização das casas de Umbanda e Matriz Afro que estão fortalecendo o processo. Finalizando  a entrevista, Mãe Carmen reforço o apelo, para a  comunidade participar e acontribuir para a reconstrução do Patrimônio Cultural

Nenhum comentário: