CASA DE CULTURA - A Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os espaços estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados à cultura. Eles homenageiam grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
Ás 20 horas aconetceu o ato de lançamento do Livro Coisas do Povo de Santo, aconteceu neste sabado dia (06) de Junho de 2011, com resultados positivos.
Encerrada neste sabado com resultados positivos o Lançamento do Livro Coisas do Povo do Santo , que ocorreu na Casa de Cultura Mario Quintana Porto Alegre 2011.
Mesmo sendo estilo Roda de Conversa, o cerimônial ficou sob orientação da Professora Denise Flores, da diretoria da ASSOBECATY.
Esse evento é fruto do protagonismo da casa tradicional Assobecaty, que no ano afrodescendente está provocando o debate, ao mesmo tempo que acreditamos que nunca a casa de cultura tenha abrigado uma manifestação social, cultural semelhante, intenção de contribuir na construção da visão inclusiva pluricultural na agenda cultura do estado.
A noite fria, não impediu que os apaixonados pela leitura fossem apreciar o último dia de lançamento , que se estendeu em quatro dias, que muitas pessoas foram atraídos pela proposta de lançamento do livro, oficinas para professores 10.639 e a Oficina da Cultura e Língua Yorubá: Eu sou a Palavra que sai da minha boca, onde a comunidade em geral foi agraciada e a estrela maior foi aprendermos a ver a África no Brasil com outro olhar.
O Professor Sidnei Barreto Nogueira encantou o público, por sua autenticidade, como linguistica se expressa de uma forma original. Nós da Assobecaty- Associação Beneficente Cultural africana Templo de Yemanjá , no ano em que completamos 77 anos, como proponente do evento, temos o sentimento de dever cumprido, que só foi possível por termos encontrado parceiros que fizeram adesão a agenda.
Clóves Silva Coordenador do Gabinete de Politicas Públicas para o Povo Negro, Mãe Carmen de Oxalá – Assobecaty e Marcelo Azevedo diretor de Cidadania Cultural da Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul
Professor Sidnei Barreto e Clóvis da Silva, Coordenador do Gabinete de Politicas Públicas para o Povo Negro
Professor Sidnei e o coordenador da Política de Pontos de Cultura, João Ponte e sua companheira.
Eliane do Grupo Unir Raças, da cidade de Esteio.
O Abraço de Marcelo Azevedo é diretor de Cidadania Cultural da Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul, encerra o evento .
O compartilhamento da agenda foi discutido e dividido com todos com toda atenção e cuidado, com precisão para dar tudo certo. o que consolida o sucesso da parceria com a Secretária Municipal de Educação e Turismo e Cultura, de Guaíba, Secretaria de Educação de Alvorada a Coordenadora da Diversidade ,Secretaria de Cultura de Esteio, Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Casa de Cultura Mario Quintana, TVE, que nos receberam , aprovaram este formato.
È muito raro juntarmos os dois adjetivos para o mesmo evento, sucesso de publico e elogios não faltaram durante os 4 dias de atividade, e só foi possível com os parceirios que deram condições de beneficiar muitas pessoas.
O carísma do autor é impressionante é muito raro um palestrante ter ótima aceitação por parte de todos os públicos. Agradecemos os parceiros que se engajaram na realização deste evento e que se empenharam para que ele acontecesse.
Parafraseando o poeta “ sonho só.é um sonho mas quando sonhamos junto é por isso que contruimos esse momento de realidade".
O lançamento deste porte, sem dúvida nenhuma já entrou para galeria dos grandes acontecimentos culturais da temporada, daqueles prá se guardar na memória para sempre.
É muito raro encontrarmos dois adjetivos para o mesmo evento, sucesso de público e elogios, só podem ser Coisas do Povo de Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário